sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Cepas com pedigree

As plantas já enxertadas são etiquetadas com um certificado, de pureza e garantia sanitária, obrigatório em toda a União Europeia.
- A etiqueta laranja corresponde a material standard de proveniência conhecida e que foi objecto de selecção massal por visualização externa de pureza varietal e sanitária.
- A etiqueta azul corresponde a material certificado obtido por selecção clonal a partir de um viveiro de plantas base.
No material certificado é obrigatório indicar o número do clone que foi registado em um organismo internacional depois de um complexo processo de certificação, além da identificação do viveirista.
A importância do uso de material certificado tem a ver com a preocupação de evitar a propagação de vírus por via vegetativa.
Os clones foram selecionados ao longo dos anos por um trabalho apurado da comunidade científica em função de determinados objectivos.
Infelizmente, nos dias da feira semanal em Chaves, continua a comercializar-se material de origem desconhecida com os perigos de propagação perpétua de determinados vírus e doenças das videiras.
O tempo de fazer como meu avô me ensinou já passou. As próprias Adegas Cooperativas que tem "pés para andar" já há muito tempo vem dando instruções precisas aos seus associados!
Em Chaves, nesta matéria, também é um deserto de ideias... ( salvo raras excepções, óbviamente); mais uma razão para aquele meu amigo voltar a dizer que "Chaves não é terra de vinhas"!

Sem comentários: