...onde se fala da cultura da vinha em terras de Aquae Flaviae... Blog temático de divulgação das modernas técnicas de viticultura dirigido a um público de "não especialistas" nesta matéria, geralmente proprietários de uma pequena vinha.
segunda-feira, 31 de dezembro de 2007
sábado, 22 de dezembro de 2007
quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
A debandada geral
Em termos práticos esta medida não vai resolver o problema dos stocks excedentários, não é porque se vão arrancar cerca de 12000 hectares que Portugal vai produzir menos vinho!
Para quem já está instalado e já fez a reconversão da sua vinha a medida até pode parecer favorável; na prática será mais um balão de oxigénio que alimentará a ilusão de que vai haver mais quota de mercado interno para vender o vinho.
Se já ninguém consegue parar a globalização, porque implementar medidas proteccionistas ao sabor dos franceses?
O Chile duplicou a sua produção nos últimos 10 anos, o chamado "Novo Mundo" aumentou a produção e consegue vender vinho a baixo custo nas grandes superfícies de Portugal e da Europa!
Portugal tinha que fazer a reconversão das vinhas por forma a baixar os custos de produção, aumentar a sua competitividade e melhorar a qualidade dos seus vinhos e ganhar quotas de mercado de exportação; esse era o caminho!
segunda-feira, 17 de dezembro de 2007
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
A ciência e a vinha
Para os leitores deste blog que queiram saber mais sobre estes dois temas, sugerimos uma visita ao nosso link : Trabalhos Científicos na Net.
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
Capelas e Catedrais
Estas duas imagens mostram bem:
- um "novo mundo" da vinha e do vinho as suas tecnologias mais recentes.
- o "velho mundo" dos saberes artesanais milenários transmitidos de geração em geração com bastante interesse histórico, mas incapazes de competir numa economia global.
Nesta "Catedral" fazem-se reservas, nas "Capelas" tradicionais fabricam-se vinhos novos frutados óptimos para beber cedo e acompanhar com castanhas!
quarta-feira, 17 de outubro de 2007
Uma escola de sucesso
Nos países onde funcionam a sério as estatísticas tudo é contabilizado em favor da Escola.
Está mais que provado, que uma sólida formação de base na matemática e nas línguas ( português e inglês ) são as ferramentas mais importantes para o sucesso dos alunos na Universidade nos cursos das áreas científicas.
terça-feira, 25 de setembro de 2007
Plantas enxertadas
domingo, 23 de setembro de 2007
A casta branca Arinto
sábado, 22 de setembro de 2007
Vinha tradicional em Segirei - Chaves
A Tinta Amarela
sexta-feira, 21 de setembro de 2007
quarta-feira, 19 de setembro de 2007
Boas uvas, Tecnologia e Marketing !
terça-feira, 18 de setembro de 2007
Vinhas da Ribeira de Oura - Arcossó
Biodiversidade, sim ou não?
Então o que mudou nos últimos anos?
O chamado "Novo Mundo" pegou nas castas mais nobres dos países que históricamente cultivavam a vinha e investiu na investigação científica e começou a fazer vinho a que hoje se chama de "vinho tecnológico". Nas provas cegas ganha medalhas e dá bigodes aos Bordeaux!
Os nossos avós eram partidários da biodiversidade da vinha; muitas castas diferentes, todas misturadas, eram uma espécie de seguro de colheita, pois se uma falhava outra compensava... o objectivo era a quantidade dos "almudes"que tinham que produzir para manter a casa e pagar ao padre ou dar de beber aos trabalhadores no dia da jorna.
A nova maneira de fazer:
Eu sei que faz muita confusão aos nossos agricultores ouvir falar de vindimas monovarietais.
Pode adiar-se a morte das pequenas explorações á moda antiga... com ou sem PAC, não mudar nada é o caminho directo ao fracasso.
Biodiversidade sim, mas... ou seja: manter "vivas" no nosso País muitas castas, mas cada parcela tem de ser cultivada de uma forma racional em cultura monovarietal.
segunda-feira, 10 de setembro de 2007
A robótica do Novo Mundo
Setembro mês de vindimas
domingo, 9 de setembro de 2007
As novas castas de Chaves
sábado, 8 de setembro de 2007
sexta-feira, 7 de setembro de 2007
Cepas com pedigree
quinta-feira, 6 de setembro de 2007
Dois livros sobre as Vinhas de Portugal
quarta-feira, 5 de setembro de 2007
Duas das cinco melhores
Ampelografia das duas Tourigas
terça-feira, 4 de setembro de 2007
Uma bastardeira com mais de 80 anos!
Ampelografia das videiras
Um exemplo da ampelografia, é muito fácil distinguir duas videiras diferentes pela forma da suas folhas.
sexta-feira, 31 de agosto de 2007
Chaves não é terra de vinhas !
Cabe-nos a nós, flavienses amigos da vinha, "matar" o mito e diagnosticar os males de que enferma a cultura da vinha em terras de Aquae Flaviae.
Geadas primaveris tardias e o equinócio de Setembro não acontecem só em Chaves.
O maior problema na cultura da vinha e que pode justificar a afirmação de Chaves não é terra de vinhas, está relacionado com a divisao da propriedade rural em courelas de reduzida dimensão que invibializa logo á partida qualquer projecto de exploração com rentabilidade assegurada.
O segundo problema prende-se com a desorganização das vinhas velhas onde coabitam uma grande quantidade de castas misturadas "tudo ao molho"... e os donos da vinha nem sequer sabem os nomes das castas..
Resolvidos estes dois problemas, só temos vantagens:
Temos ladeiras com muito sol, temos solos com qualidade para produzir bom vinho.
Há meia dúzia de meses tive a felicidade de visitar uma vinha na Ribeira de Oura na freguesia de Arcossó.
Quem visita a vinha e se interessa por viticultura tem a oportunidade de tomar contacto com as mais modernas técnicas da cultura da vinha e conhecer as castas da moda.
Todos aqueles que já tiveram a sorte, de subir os degraus da adega da quinta e de provar um branco de Arcossó ou um tinto reserva de Tourigas, acabaram convencidos de que afinal em Chaves também se produz vinho de altíssima qualidade.
O meu amigo Amilcar Salgado, um jovem viticultor com a escola do "Novo Mundo ", está de parabéns pelo trabalho já realizado e pelos ensinamentos que vem transmitindo a todos aqueles que se interessam por estas coisas; por todas estas razões merece hoje o destaque no Blog Vinhas de Chaves.
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
As novas plantações do Oeste
Na rota dos Vinhos do Oeste
Que exagero senhora Touriga!
quarta-feira, 29 de agosto de 2007
Uma cepa generosa
sexta-feira, 24 de agosto de 2007
sábado, 4 de agosto de 2007
Mobilização total do solo
Tubos de crescimento
Os tubos de crescimento são mini-estufas que aceleram o crescimento das plantas em determinadas condições de temperatura e humidade.
Em condições climáticas adversas, como as de Chaves, ( altas temperaturas e seca extrema ) os ensaios por nós realizados conduziram a resultados desfavoráveis que aconselham a sua não utilização em plantações sem sistema de rega.
Acima de determinada temperatura pára o crescimento da planta e em certos casos pode até secar a planta.
Este modelo de tubos de crescimento tem umas janelas de ventilação para reduzir o efeito de estufa, contudo nas medições de temperatura efectuadas no interior do tubo obtivemos valores desfavoráveis ao normal desenvolvimento das plantas.