sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A nossa Raínha das Uvas Tintas


Esta cepa da "moda" também já chegou às vinhas flavienses!

2 comentários:

Anónimo disse...

O Engº. Anselmo Mendes, enólogo minhoto natural de Melgaço mas a "dar cartas" por todo o país e até fora dele (conheci-o em casa do meu amigo Rogério de Castro, professor catedático do ISA de Lisboa e especialista em viticultura mundialmente reconhecido), dizia há tempos, com o sentido de humor que o caracteriza, que esta era a casta mais plantada....... nos rótulos ou contra rótulos das garrafas em Portugal...

Luís Carvalho

Anónimo disse...

Parece que já ninguém tem dúvidas que a Touriga Nacional é uma cepa de altíssima qualidade.
Vai haver sempre alguém que pretende vender gato por lebre e "plante" no rótulo aquilo que não tem na vinha; infelizmente sempre existiu gente pouco séria!
O importante para nós,aqui no blog,é saber se esta casta também funciona neste nosso clima frio e o que dela se pode esperar.
No concelho de Chaves, na zona de Vidago está a fazer bons vinhos ( segundo dizem os especialistas ) e noutros locais abrigados também se está a portar bem.
Ainda bem que há pessoas que estão mobilizadas para melhorar as vinhas velhas que os avós plantaram!
O objectivo deste blog foi chamar atenção dos "não especialistas", da gente do povo que tem uma micro_vinha e também pode melhorar a qualidade da sua produção.
A higiene da adega que as cubas inox vieram trazer permite hoje ser possível fazer vinho artesanal de grande qualidade.
Por todas as razões, bem hajam os que não desistem e dão vida ao património construído por muitas gerações de flavienses!

Ernesto Penedones