sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Chaves não é terra de vinhas !

O mais comum dos mortais é capaz de fazer esta afirmação, e alimentar este mito que se criou nas últimas décadas.
Cabe-nos a nós, flavienses amigos da vinha, "matar" o mito e diagnosticar os males de que enferma a cultura da vinha em terras de Aquae Flaviae.
Citando a fonte : Instituto da Vinha e do Vinho - Segundo alguns investigadores, a cultura da vinha na região de Trás-os-Montes remonta ao tempo dos romanos.Os solos, de feição planáltica, são formados predominantemente por xistos pré-câmbricos e arcaicos, com algumas manchas graníticas e, numa pequena área, manchas calcárias, de gneisses e aluvião.
Se já os romanos plantavam vinhas em Aquae Flaviae, a cultura da vinha não é uma novidade em fase experimemtal.

Geadas primaveris tardias e o equinócio de Setembro não acontecem só em Chaves.

O maior problema na cultura da vinha e que pode justificar a afirmação de Chaves não é terra de vinhas, está relacionado com a divisao da propriedade rural em courelas de reduzida dimensão que invibializa logo á partida qualquer projecto de exploração com rentabilidade assegurada.

O segundo problema prende-se com a desorganização das vinhas velhas onde coabitam uma grande quantidade de castas misturadas "tudo ao molho"... e os donos da vinha nem sequer sabem os nomes das castas..

Resolvidos estes dois problemas, só temos vantagens:
Temos ladeiras com muito sol, temos solos com qualidade para produzir bom vinho.

Há meia dúzia de meses tive a felicidade de visitar uma vinha na Ribeira de Oura na freguesia de Arcossó.
Uma vinha de quarenta oito mil cepas, é concerteza a "vinha top model " do concelho de Chaves.
Quem visita a vinha e se interessa por viticultura tem a oportunidade de tomar contacto com as mais modernas técnicas da cultura da vinha e conhecer as castas da moda.
Todos aqueles que já tiveram a sorte, de subir os degraus da adega da quinta e de provar um branco de Arcossó ou um tinto reserva de Tourigas, acabaram convencidos de que afinal em Chaves também se produz vinho de altíssima qualidade.

O meu amigo Amilcar Salgado, um jovem viticultor com a escola do "Novo Mundo ", está de parabéns pelo trabalho já realizado e pelos ensinamentos que vem transmitindo a todos aqueles que se interessam por estas coisas; por todas estas razões merece hoje o destaque no Blog Vinhas de Chaves.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tive hoje conhecimento deste Blog e acho-o de muita qualidade e muito importante para a nossa região. De facto não é verdade que Chaves não é região de vinho, falta apenas educar um pouco mais os nossos viticultores para que apurem as castas e aperfeiçoem os tratamentos à vinha.
Dou os meus parabéns ao autor e fica desde hoje com um link no Blog de Valdanta

Anónimo disse...

Mas quem é que se atreve a "murmurar" que «CHAVES não é terra de vinhas»?!!

Valha-nos Stº Inácio de Loyola!!!

O Sumo Sacerdote da cultura recôndita de todos os Lugarejos, Lugares e Aldeias da Alta-Tamegânia - o príncipe bloguisteiro Trajanes, "um tal" Fer.Ribeiro - já deu, de graça, as coordenadas para os «vinófilos» darem com muitos dos templos Tameganos de Baco.

E ainda há quem se atreva?!...

Malandrecos de má língua!

O que querem é, mas é, saber onde se faz «glu-glu» com um "Balcerdeira"!...

E, então, de que vinhas sai o sumo para a melhor Jerupiga do sistema solar???

Se não sabem onde encontrá-la, passem, ao menos, pelo "Faustino"!...

Xaxaretas!

Tupamaro

P.S.: Gostei da «aula». Obrigado

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom